Lista de Presentes de Casamento: Como fazer???


Boa noite leitoras, tudo bem?  Como estão curtindo o feriado?? Hoje novamente é quarta feira, então é dia da nossa tag: Organizando um casamento.







Nos post anteriores vocês viram sobre:
-Casamento Vintage: Como Organizar!
-Bolos de Casamento
-Buquê de flores para noivas!
-Músicas para Casamento + DJ contratar ou não??
-Lembrançinhas para Casamento!


Depois de termos falado sobre diversos temas, quem não viu basta clicar sobre o tema escolhido acima, vocês com certeza já devem está cientes do tipo e do tema do casamento que querem certo? Agora temos que ir para as próximas etapas e correr contra ao tempo, pois são muitos detalhes, rs. Estamos quase chegando no grande dia eim?? Então hoje é falaremos sobre Lista de Presentes de Casamento! Bora conferir as dicas e fotos??

 Se você já está ocupadíssima com todos os detalhes da organização de casamento, a lista de presentes pode ser uma preocupação a menos. Procurando bem, existem lojas e sites que oferecem modelos de lista já prontos, com base itens indispensáveis para qualquer casa e também nos objetos de desejo da maioria dos clientes. Aí, basta você dar uma conferida rápida, para ver se está tudo conforme você queira, e pronto! É só enviar aos convidados. Simples e rápido! E o mais legal é que tipo as vezes os seus padrinhos de casamento não sabem o que presentear os noivos e acaba que os noivos ficam meio que tímidos de pedir o precisam e ai a melhor solução é falar da lista de presentes. Super vale a pena fazê-la, ganhamos muitos presentes dos padrinhos e até de pessoas que menos esperando, é ótimo. Agora vamos conferir algumas diquinhas:


         Lista de presente de casamento online
A lista de presente de casamento online é uma novidade que está fazendo a cabeça das noivas mundo afora. Prática, você não precisa sair de casa para montá-la e ainda diminui o risco de receber um presente repetido, pois os itens vão desaparecendo da lista à medida em que alguém efetua a compra, além do mais facilita a vida dos amigos e familiares que moram longe. Muitas empresas já oferecem esse tipo de serviço, é só encontrar a que mais te agrada e aproveitar!
Outra ferramenta inovadora e que anda fazendo o maior sucesso na lista de presente de casamento online, é opção dos noivos receberem os presentes convertidos em dinheiro, podendo assim utilizá-los da forma que preferir, como pagar a festa de casamento, viajar na lua de mel, reformar a casa, poupar etc. É uma boa maneira de pedir dinheiro sem ser indelicado.
Além da comodidade do serviço online, tem empresas que também oferecem descontos nos presentes da lista de casamento comprados por seus convidados. Assim, você agrada amigos e família oferecendo um bom custo x benefício.


O que pedir na lista de presentes?
Depois que inventaram a lista de presentes de casamento , a vida da noiva ficou mais prática. Com ela, você evita ganhar presentes repetidos ou aqueles que não tem nada a ver com seu gosto. Para os convidados, também é muito mais fácil. A maioria das lojas possibilita que a compra seja feita pelo próprio site, sem sair de casa. Além disso, eles não precisam quebrar a cabeça pra saber o que os noivos precisam ou querem ganhar.

 Veja alguns itens que não podem faltar na lista:

-2 faqueiros
-1 fruteira
-1 jogo de chá com açucareiro ou bule
-Aparelhos de jantar: 1 jogo de pratos de sobremesa/ 1 jogo de pratos fundos/ 1 jogo de pratos rasos/
-1 jogo de talheres para servir
-1 jogo de travessas de cerâmica
-1 jogo de travessas de prata
-1 jogo de xícaras de chá
-1 jogo de xícaras de café
-10 canecas
-10 copos curtos
-10 copos para água
-10 copos longos para bebidas
-6 copos de licor
-10 taças para vinho
-10 taças para champanhe
-2 mantegueiras
-5 travessas em vidro de forma e tamanhos variados
-4 potes para mel e geléias
-3 molheiras
-3 saladeiras
-Coqueteleira
-Balde e pegador de gelo
-Espremedor de frutas
-Garrafas de vários tipos de bebida
-Jarras
-Misturadores de bebidas
-Moedor de gelo
-Jogos de porta-copos
E Eletrodomesticos em geral


 7 dicas para montar a sua lista:
Algumas regras de etiqueta devem ser levadas em conta na hora de fazer sua lista de presentes de maneira educada e elegante. Saiba quais são!
 

Sua lista de presente de casamento deve conter itens com os preços mais variados possíveis, do mais barato, para quem não pretende ou não pode gastar muito com a lembrança, até o mais caro também, pensando nos padrinhos ou amigos mais próximos que queiram dar um presente melhor.

A partir de quanto e até quanto devem ser os preços da minha lista? Não há uma regra, mas dá pra encontrar presentes bem bacanas por R$ 50. Já o preço máximo pode ser relativo ao preço de artigos para casa de maior valor, como geladeira, TV ou um sofá, por exemplo.

Não é deselegante fazer lista de presentes de casamento. O que não é indicado é colocar no convite de casamento as informações das lojas onde os noivos fizeram a lista, embora muita gente o faça. Por quê? Pois dá-se a impressão de que a presença daquele convidado está vinculada à compra de um presente, o que nunca, jamais, pode acontecer.

4 ºSe não pode informar no convite de casamento onde está sua lista de presentes, o que fazer? Espere até que os convidados perguntem. Ou para os noivos ou para os assessores de casamento, cujo telefone deve vir informado no convite. Se os convidados perguntarem, é por que eles realmente estão interessados em saber. Aí, sim, a informação está liberada.

Se na sua cidade há uma loja de artigos para casa super bacana, deixe sua lista de presentes lá, claro. Mas não se esqueça de fazer uma lista de presentes de casamento online, para os convidados que moram fora poderem comprar pela internet.

Lá vem a questão: pode pedir presente de casamento em dinheiro? A resposta direta é não, "porém....", pensando nos noivos que já têm casa montada ou que realmente precisam de uma graninha para começar a vida nova, alguns sites de casamento oferecem um serviço bem bacana, onde os presentes comprados online são revertidos em cotas para os noivos. Use este serviço!

Assim que receber a notificação da loja que um presente de sua lista foi comprado, ligue o quanto antes para o convidado para agradecer pela gentileza. E é sempre educado contar uma historinha sobre aquele item: por que você o colocou na lista, por que gostou tanto, dizer que será muito útil e que servirá para lembrar da pessoa para sempre
Pedir presente de casamento em dinheiro de maneira elegante
 
Os motivos são diversos: porque já possuem uma casa montada, porque estouraram o orçamento com a festa de casamento ou simplesmente porque uma graninha no começo da vida é muito bom para o casal. Quem é que não prefere receber dinheiro como presente de casamento? A maioria. No entanto, pedir isso de maneira explícita para os convidados é complicado. Embora muita gente o faça (e, por isso, há quem já ache normal), uma multidão de gente ainda considera isso de extrema deselegância.
 
A solução: algumas empresas passaram a oferecer listas de presentes de casamento online cujos itens comprados pelos convidados podem ser convertidos em dinheiro para os noivos. Em algumas destas empresas, como a Menu de Presentes, os presentes do site são simbólicos (o convidado escolher dar um jogo de cristal, por exemplo, mas na verdade está dando mesmo é o valor daquele item). Outras são mais específicas para a lua de mel: os convidados entram no site, presenteiam os noivos com um valor que é convertido em cotas para a lua de mel. No final, todo o dinheiro arrecadado no site é abatido do preço total da viagem.
 
Estas opções de listas de presentes em dinheiro substituem aquela situação bem incômoda de os convidados terem de fazer um depósito na conta corrente dos noivos. Mas lembre-se: de um jeito ou de outro, colocar um cartãozinho no convite de casamento falando sobre a preferência em ganhar presente não é recomendado pelos especialistas de etiqueta. Os noivos só devem informar sobre a existência da lista àqueles convidados que perguntarem.
 

Posso colocar a lista de presentes no convite de casamento?
Muitos noivos colocam, junto ao convite de casamento, um cartãozinho informando onde possuem lista de presentes de casamento. Apesar de ser algo relativamente comum, a etiqueta diz que isto é algo deselegante. Pois é como se os noivos dissessem aos convidados que esperam um presente - e, ainda mais, estipulam de onde este presente deve vir. Os noivos devem dar aos convidados do casamento a liberdade para decidir se querem ou não dar um presente de casamento. Claro que todos os que vão à festa acabam dando, mas os convidados é que decidem onde comprarão e o que vão dar de presente.

Ok, mas por quê existe a lista de presentes de casamento então? Por que muitos convidados não sabem o que dar de presente. Ou ainda querem dar algo sabendo que aquilo será útil ou do gosto de seus anfitriões. Ou uma terceira opção: não têm tempo de irem a uma loja física e preferem comprar pela internet. Aí, sim, a lista de presentes de casamento entra para facilitar a vida dos noivos e dos convidados.

E como deixar seus convidados sabendo da existência da lista de presentes? A resposta é fácil: espere eles perguntarem. Seja para os próprios noivos, para os pais dos noivos (que devem saber onde os filhos fizeram a lista) ou para a assessora de casamento, cujo telefone deve vir impresso no convite de casamento para o RSVP (confirmação de presença). Acredite: a maioria dos convidados vai perguntar na hora onde está sua lista de presentes. E você vai responder numa boa, sem medo de ser deselegante!


Até que preço posso pedir?
Na hora de montar sua lista de presentes de casamento, qual a faixa de preço ideal para se considerar? A resposta é: pense em todos os tipos de convidados, naqueles que querem economizar e te dar algo bonitinho e naqueles que podem querer te dar um presente de maior valor.

Um bom valor para iniciar a lista de presentes de casamento é R$ 50. Sim, bem baixo, mas pense que o convidado que achar este item muito barato pode dar algo a mais. Já um convidado que achar o preço mínimo muito caro não tem muita escolha, certo?

O preço máximo para sua lista de casamento pode ser o do valor de um móvel, como sofá, mesa, jogo de cadeiras, ou de algum eletro doméstico, como geladeira, fogão, etc. Entre um extremo e outro, tente colocar todas as opções possíveis, para contemplar a situação financeira de qualquer convidado do casamento. E lembre-se: a cada vez que você receber um presente de sua lista (ou fora dela), agradeça! Dá trabalho fazer o agradecimento um por um, mas é uma gentileza necessária.

 
Incluir o mobiliário na lista de presentes, pode? Pode!
 
As listas de casamento geralmente incluem utensílios de cozinha, cama, mesa e banho – como copos, talheres e panelas, eletro domésticos, toalhas, lençóis... O mobiliário da casa, como tem de ser bem ao gosto dos noivos, acaba sendo comprado por eles. Porém, se você quer uma ajudinha dos seus convidados na hora de decorar a sua casa, não é exatamente um erro de etiqueta incluir o mobiliário na lista. Muito pelo contrário! Móveis podem fazer parte de uma lista de casamento elegante , sim.

No Rio de Janeiro, há lojas, onde há vários cômodos cada um com um estilo diferente. Lá, a noiva pode selecionar entre móveis e outros itens de decoração e montar sua lista.

Também há lojas, que você pode pedir para seus convidados lhe presentearem com móveis sob medida para os seus cômodos. Assim, não tem erro.

Caso tenha bastante intimidade com algum convidado, você pode inclui-lo no processo de escolha dos seus móveis, convidando-o para visitar uma loja de móveis com você


_______________________________________________________________

PS: fonte do post: Google/casamento click



Bom lindonas essas são as dicas de hoje. Agora que já passou o meu casamento estou começando a postar as fotos lá no BPS, ok? Ah sobre o post de hoje, super recomendo as noivinhas a fazerem sim a lista de presentes, façam 2, uma presencial e outra online. Vale muito a pena e o melhor ganhamos muitas coisas. Eu fiz e amei!!
Semana que vem tem mais tag organizando um casamento. Não percam, tá? hehehe ;D



E aí, vocês gostaram das dicas? Vocês também fizeram lista de presentes? O que acham sobre a lista?? Me contem, bjim
 

5 comentários:

  1. Adorei as dicas, elas iam me ajudar muito na hora de fazer minha lista!!! não ganhei muitas coisas repetidas, mas fiquei muito perdida na hora de montar a lista!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, posso dar uma dica tbm? Casei em janeiro e tive algumas experiências boas e ruins que teria sido útil se alguem tivesse me falado.

    Lista da Camicado:
    prós: as coisas são lindas
    cons: - o que o convidado te dá, pode ser que esteja indisponível, então vc OBRIGATORIAMENTE tem que trocar por outra coisa.. Acho chato pq as vezes a pessoa chega perguntando sobre "tal coisa" que ela te deu e vc fala que teve que trocar.
    - Nunca tem NADA em estoque
    - Na troca, as coisas são extremamente caras! Coisas que pegamos lá por R$ 100, custava R$ 40 em outras lojas..
    - Vc tem que fazer toda a troca de uma só vez.
    Não recomendo haha

    Lista do Extra:
    Prós: - As coisas são baratas
    - Vc pode ficar com crédito para troca de coisas por até um ano

    Cons: - Nunca tem nada em estoque!

    Recomendo!

    Espero ajudar alguém que vá fazer a lista ;P

    Beeeeeeeeeeeeijos

    Lili♥

    http://osdesabafosdelili.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas, tô amando seu blog! ajudando muito. obrigada! :*

    ResponderExcluir
  4. amei as dicas, tá me ajudando muito!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e sugestão!!
obrigada, bjiiim! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2013 Blog Esmalte Chic / Template Elaborado por Kathy Castricini