Escolhendo o Buffet do seu Casamento!


Boa tarde leitoras, tudo bem? Hoje novamente é quarta feira, então é dia da nossa tag: Organizando um casamento.

Nos post anteriores vocês viram sobre:
-
1º Passo: Escolhendo a data do Casamento
-Decidindo o tipo de Casamento que combina com vocês
-Fazendo a Lista de Convidados
-Contratar ou não uma cerimonialista??
-Mini Wedding: Como Organizar! 
-Casamento Vintage: Como Organizar!
-Tudo sobre casamento civil!
-Eco Casamento: Como Organizar!
-Casamento Moderno: Como organizar!
-
Escolhendo o espaço do seu Casamento!



Depois de termos falado sobre diversos temas, quem não viu basta clicar sobre o tema escolhido acima, vocês com certeza já devem está cientes do tipo e do tema do casamento que querem certo? Agora temos que ir para as próximas etapas e correr contra ao tempo, pois são muitos detalhes, rs. Então hoje falaremos sobre uma coisa muito importante que é como escolher o Buffet e o que considerar na hora de escolhê-lo.



Na hora de escolher o buffet para o grande dia, a quantidade de opções pode deixar os noivos um pouco confusos. Por isso, traçar um plano de acordo com o estilo do casamento, desejo dos noivos e outras circunstâncias, pode ajudar muito na hora da decisão. Então primeiro antes de escolher o buffet, decida o tipo de casamento querem ter e onde pretendem realizá-lo. E principalmente não se esqueçam de um pequeno, mas grande detalhe, o orçamento disponível  pois quanto mais convidados, mais gastos.
Os tipos de buffet para recepção geralmente escolhidos são: CoquetelSelf Service e Jantar formal.
Ou dependendo do tipo de cerimonia pode ser servido brunch, se for pela manhã ou o tradicional bolo com champagne.
É muito comum alguns casamentos unirem dois tipos de buffet, como, por exemplo, o Coquetel para a chegada dos convidados na chegada à recepção e o jantar, mais tarde. Se o orçamento permitir, é uma boa opção, pois os convidados ficarão felizes em poder petiscar enquanto bebem algum aperitivo logo após a cerimônia.
Vamos conferir então os tipos de buffets que vocês podem escolher??

 Brunch
Brunch  é um nome originário do inglês. Em casamentos, o brunch é um tipo de recepção que combina pratos e alimentos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch).


 O que servir no Brunch?

brunch deve incluir opções de um café da manhã (como frutas, tortas, queijos, croissants, pãezinhos, geléias, leite, achocolatado em pó, sucos, café, chá) e opções do almoço (como quiches, crepes, tortas, saladas, patês, queijos, frutas, sobremesas). Pode ser incluído espumante ou vinho branco. 
bolo de casamento também deve ser incluído. No Brunch de casamento americano, os casais ás vezes costumam optar por um tipo de bolo mais leve como de cenoura, laranja, limão. 

Tem brunch com mousses salgadas, suflê de queijo, sanduíches, folhados, cheesecake, salgadinhos, amanteigados, waffles, fritadas, canapés, panquecas e, até mesmo, prato principal. O menu do brunch é escolhido de acordo com o que o buffet oferece e com o gosto dos noivos. Brunch combina com cupcake. Cupcake no Casamento é a nova mania brasileira!

Qual horário se serve o brunch?


brunch fica entre o tempo do café e do almoço, servido entre 10 e 14 horas. Ou seja,casamentos que ocorram pela manhã e que vão estender até o horário do almoço, início da tarde. 

 Como servir o Brunch?

O mais comum é que se sirva em estilo “buffet”. Os convidados podem ser servidos por garçom. Pode também ocorrer uma combinação dessas duas modalidades. Ou o Brunch coquetel que os convidados podem desfrutar de alguns drinques.

 Mesa para todos no Brunch?

No Brasil sim. Deve ter mesa para todos os convidados, ao contrário de outros tipos de recepções de casamento, como festas, bolo com champagne.

Qual lugar é feito o brunch?

brunch  é um tipo de recepção mais informal. Por isso, pede lugares mais descontraídos, com clima arejado e delicado. Locais abertos, sítios, espaço para eventos em geral, restaurantes, hotéis e, até mesmo, na sua própria casa, se couber esse tipo de celebração.

 Vantagens do brunch

O custo é a grande vantagem do brunch. Tempo mais curto de duração que outras recepções. O casal pode viajar direto no mesmo dia para a Lua de Mel. Não é uma recepção de casamento tão simples como o “bolo com champagne”. O acolhimento dos convidados por parte dos noivos é muito maior (ao contrário de uma festa, por exemplo). Todos podem jogar conversa de maneira mais direta.

brunch é uma forma delicada, charmosa e fofa de recepcionar os queridos convidados para um casamento. Para noivinhos que amam a luz do dia.

Vantagem: o que mais caracteriza esse tipo de serviço é a simplificação o que barateia consideravelmente os custos finais. Estão incluídos no cardápio café, chocolate, sucos de frutas, bebidas (como vinho, champanhe ou pró-seco) pães, queijos, frios, geléias, tortas salgadas, bolos e doces. 
Desvantagem: se a festa for até de noite, a noiva terá que providenciar um outro tipo cardápio, por que um brunch não será suficiente. Do contrário, é sempre uma ótima opção. 


Bolo e Champagne




bolo e champagne  (champanhe) está sendo muito realizado na atualidade. Esse é considerado o tipo de recepção mais econômica (se comparado com uma festa). Na verdade, é um receptivo.
Muitos dizem: “é apenas algo para não passar em branco, um brinde” com um toque de sofisticação.
 E o que é isso? É o que o próprio nome diz! Bolo de casamento + espumante, acompanhados de docinhos. As bebidas são limitadas ao espumante, refrigerante e água, normalmente.

É claro que a noiva que quiser pode incluir outros elementos que julgar interessante. Que tal, por exemplo, servir drinques de espumante?
O gasto vai depender da relação entre número de convidados, seleção do tipo de espumante (mais popular ou mais caro) e do tipo de fornecedor da confeitaria (há opções para todos os bolsos no mercado).

O bolo e champagne é algo rápido (se comparado com uma festa, com um jantar). Por isso, não é obrigatório colocar todos os convidados sentados, como no brunch. Hoje em dia o “Bolo + Champagne” todos podem ficar em pé, livres pelo salão, conversando!
 Geralmente chegam, cumprimentam os noivos, brindam, comem o pedaço de bolo e acabou. Simples assim, sem estresse.

Esse é o protocolo básico desse tipo de receptivo, mas nada impede de os noivos introduzirem outros elementos, como cupcakes,
Por isso, o local dessa recepção precisa ser bem pertinho do lugar da cerimônia. O que muito casal costuma fazer é alugar o próprio salão da igreja da cerimônia. O horário é extremamente importante nesse tipo de recepção. Deve-se evitar os horários de refeições (como almoço e jantar), pois acaba que os convidados esperam algo com refeição completa.

O ideal é casamentos no período da manhã, antes do almoço (por volta de 10h), no meio da tarde (15 h) e fim da tarde (em torno de 17h, 18h). Já vi também casamento no período da noite com esse tipo de recepção. Tem até gente que casa em um sítio ou uma casa com um jardim lindo e oferece o bolo + champagne ali mesmo.

É mais chique e educado optar pelo bolo e champagne (espumante) que a recepção por adesão em algum restaurante (aquela em que cada convidado paga a sua parte).
Pessoas queridas, música ambiente e brindes perfeitos para um casamento inesquecível. O bolo e champagne é altamente atraente, elegante, mais econômica e cheia de glamour.

Vantagem: perfeita para quem tem um orçamento apertado, pois os custos são mínimos. 
Desvantagem: muito simples, pode deixar a desejar para quem busca algo mais marcante.

Coquetel
Uma forma mais ligeira e elegante de receber seus convidado é fazer uma recepção de casamento estilo coquetel. Se a noiva e noivo se decidirem por este tipo de festa, o mais correto será indicarem isso em seus convites de casamento para que os convidados não sejam tomados de surpresa
Este tipo de recepção é ideal se a noiva casar no final da tarde, entre as 16h e 19h. A duração do coquetel é geralmente de cerca de duas horas e é também uma boa opção se o número de convidados não é muito elevado.
Em uma festa de casamento deste tipo, geralmente existem algumas mesas de apoio para os convidados e você pode providenciar que existam também algumas cadeiras e poltronas. O serviço é feito por garçons que circulam entre os convidados, oferecendo bebidas. 
Certifique-se que eles são experientes neste tipo de serviço para que corra tudo bem.Essencial é que exista uma escolha bastante variada de bebidas e pequenos aperitivos e canapés, desde doces a salgados, não esquecendo também, claro, o bolo de noiva.
Coloque as mesas com aperitivos em locais centrais dentro do salão de festa para que todos os convidados possam se servir facilmente. Mantenha a decoração simples.
Jantar de Casamento
O jantar para casamento é outra opção de cardápio que pode ser oferecida pelo buffet de casamento. A escolha do jantar para casamento na recepção vai depender do horário da cerimônia. E também do orçamento, pois é um dos tipos de buffet mais caros.
Os jantares pedem um pouco mais de formalidade e sofisticação. Geralmente acontecem após as 19 horas, e são precedidos de um coquetel de entrada que poderá ser servido em uma ante-sala ou nas próprias mesas onde os convidados estarão acomodados. O tipo de serviço pode ser os mesmos sugeridos para o almoço e deve ser escolhido de acordo com o estilo da recepção.

Salgadinhos e aperitivos
Ideal para o começo da festa, quando os convidados estão descontraídos, ainda se acomodando às mesas e cumprimentando os conhecidos. Podem ser servidos pelos garçons ou colocados à mesa em pequenos pratinhos para os convidados se servir. Canapés, mini-sanduíches, biscoitinhos salgados, torradinhas com patê e mini-quiches são os mais pedidos.
Depois inicie o jantar, que pode ser servido de vários tipos:
À AMERICANA: também conhecido como bufê, também é bastante descontraído e informal. As pessoas comem em pé ou sentadas nos locais disponíveis no momento. Ao escolher o menu, evite carnes ou alimentos que precisem da ajuda de facas para serem cortados. 
Vantagem: circula-se à vontade, o que deixa a festa mais alegre e animada. É perfeita quando não há espaço suficiente para acomodar todos os convidados nas mesas e o serviço está disponível durante todo o evento. 
Desvantagem: não tem. 

• À FRANCESA: jantar sentado no qual o prato principal é oferecido em travessas para que o convidado se sirva. Já as entradas e as sobremesas são servidas no prato. É o serviço mais requintado. 
Vantagem: não existe melhor para quem prefere algo tradicional e sofisticado. É indicado para quem tem convidados mais formais. 
Desvantagem: requer pessoal ainda mais especializado e experiente, pois ninguém se levanta da mesa durante a refeição. Muito solene, Não combina tanto com o brasileiro que não tem paciência de ficar sentado até o final. 

• SERVIDO EM PRATOS: semelhante ao serviço à francesa. A diferença é que os pratos já vêm montados da cozinha para serem servidos pelos garçons. 
Vantagem: idem acima 
Desvantagem: idem acima 
____________________________________________________________________________
Você vai precisar, então, de bastante paciência para pesquisar, comparar e então selecionar o Buffet que oferecer o melhor custo benefício, de acordo com suas necessidades. O ideal é começar a busca pelo menos seis meses antes do grande dia.

Confira os critérios que você deve levar em conta na sua
 escolha:

Tamanho da festa
É preciso definir o que você quer antes de começar a pesquisar. Cuidado para não ficar encantada demais com as opções oferecidas. Um bom Buffet é aquele que entende as suas necessidades e o estilo da sua festa – e trabalha de forma adequada. Se a sua festa é pequena, apenas para os convidados mais íntimos, faz mais sentido contratar um bufê em que cada um possa se servir do que um jantar formal com vários garçons.

Organização
Veja se a empresa é organizada no trato com você e seu noivo. Quão prontamente eles te atendem? Se os profissionais demonstram ser organizados e pontuais com um cliente em potencial, há grandes chances de também o serem na sua festa.

Referências
A propaganda boca a boca é a melhor de todas. Pergunte a amigos já casados se gostaram do Buffet que contrataram e, se sim, por quê. Pode ser que a escolha feita por eles também sirva para você e seu noivo. Caso esteja considerando contratar um bufê novo, cujos serviços seu conhecidos não conhecem, peça fotos de outros casamentos realizados pela empresa. Pergunte também se eles podem fornecer o contato de antigos clientes, para que vocês possam conversar.

Não dispense as degustações
Mesmo que vocês fechem com um menu pré-definido, degustar o que será servido é crucial. Alguns pratos podem ter uma cara ótima, mas não serem tão gostosos assim. Lembre-se que seus convidados têm de ser agradados duplamente: pela visão e pelo paladar. 

A reserva do Buffet para Casamento

Definido o buffet para casamento, a noiva deve fazer uma reserva da data, principalmente se o casamento for em meses concorridos como maio, setembro e dezembro.


Lembre-se do Contrato

Fique de olho na hora de assinar o contrato com o buffet. Peça para que seja tudo especificado em todos os detalhes - os serviços inclusos, o cardápio, quais bebidas estão inclusas e tudo o que foi acertado verbalmente.
___________________________________________________

PS: fonte do post: Google

Bom lindonas essas são as dicas de hoje. Semana que vem tem mais. Não percam, tá? hehehe ;D


E aí, vocês gostaram da dica? Pretendem Fazer qual tipo de buffet em seu casamento ?? Já contrataram?? Me contem, bjim :D


17 comentários:

  1. oi Pah eu adoro essa dica eu tbm estou noiva só q o casamento vai demorar ainda eu gosto mto da ideia do brunch só q eu fkei com uma duvida vc acha q para um casamento de 80-100 pessoa fica bom um brunch??

    ResponderExcluir
  2. ótimo post, muito útil.
    http://nacaoesmaltada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei o post.
    Estou seguindo aqui. Dá uma passadinha no meu blog, se gostar segue de volta!

    ;*

    Hora do Rímel
    http://horadorimel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Apesar dessa data estar ainda um pouco distante para mim, eu adorei o post!
    Sempre fico encantada com tudo que é relacionado a casamento, acho tão lindo e mágico... *-* hehe

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!!!!!!
    bju
    http://efeitoglossmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai Pah toda vez que venho aqui e vejo seus posts de casamento fico sonhando com o meu hahahahah e tá longe viu menina, ainda preciso arrumar o boy! Mas acho tudo tão lindo! Amo os posts de casamento!
    Bom dia! Super beijo!
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho ótimo os casamentos tradicionais com aperitivos, salgadinhos e até mesmo umas comidinhas servidas prontas mesmo, acho o suficiente e o mais normal por aqui. Meu casamento vai demorar uns 2-3 anos, acho que ainda dá tempo de decidir isso né ?! rss
    bjinhos pah :*

    www.julianaleiteg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah respondi seu comentário lá no blog

    "Usei glitter sim, o mesmo do post da sugestão ;)"

    ResponderExcluir
  9. Nem tenho casamento em vista rsss mas é tanta coisaaaaa para pensar!!! já fiquei até meio perdida rss

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. aaa eu fico super encantada sabe com posts de casamento
    a to super feliz por vooc querida, não sei se é por que eu me simpatizei com vc
    ou se e porque eu to louca pra casar rsrsr' adoorei o post
    http://rennataferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Super dicas...amei...
    Casamento é tudo de bom...
    vicsmakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. ai que fome que me deu. kkkkkk
    bjos pink
    http://julianepinklife.blogspot.com.br/2013/01/aeroporto-de-floripa-garopaba.html

    ResponderExcluir
  13. Vou demorar para casar! haha
    Mas adorei as dicas
    kiss kiss ♥


    www.vemserdiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Legal, mas nem sei mais se quero casar!
    Beijos

    Já seguiu?
    http://perfeitavaidade.blogspot.com.br

    Já curtiu?
    www.facebook.com/perfeitavaidadeS2

    ResponderExcluir
  15. Afff esse "pré casório" deixa os noivos pirados kkk
    Beijos

    abelezaeonossovicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Acho que uma das partes mais difíceis é essa, quase surtei na hora de escolher pros meus 15 anos...
    Beijos,
    http://missycosmeticos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e sugestão!!
obrigada, bjiiim! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2013 Blog Esmalte Chic / Template Elaborado por Kathy Castricini