Mini Wedding: Como Organizar!


Boa tarde leitoras, tudo bem? Hoje novamente é quarta feira, então é dia da nossa tag: Organizando um casamento.

Nos post anteriores vocês viram sobre:

-1º Passo: Escolhendo a data do Casamento
-Decidindo o tipo de Casamento que combina com vocês
-Fazendo a Lista de Convidados
-Contratar ou não uma cerimonialista??


E hoje falaremos melhor sobre cada tipo de casamento, ou melhor, a partir de agora a cada quarta falarei tudo sobre cada tipo de casamento, decoração, bolo, local etc. Depois disso passaremos para outras etapas. Escolher bem e decidir o estilo da cerimônia e festa que vocês querem é muito importante, porque através disso que vocês decidirão os mínimos detalhes e até os grandes detalhes, rs.

Hoje falarei sobre como Fazer um Mini Wedding, que está muito em alta.


O que é??
Nem sempre o sonho de casamento dos noivos inclui uma grande festa, com muitos convidados, super produção e afins. Por ser uma ocasião muito íntima e pessoal, o casal pode investir em uma cerimônia e festa menor e mais privada, conhecidas por "mini wedding".

Além do orçamento menor, um dos grandes benefícios deste tipo de comemoração é que os noivos conseguem dar mais atenção para os convidados, que costumam beirar os 50. “Mas até 100 convidados ainda é considerado um 'mini wedding'. Mais que isso, já é um casamento normal”.
"É importante lembrar que esses são casamentos menores, mas não menos caprichados". "Pode ser somente uma benção religiosa, uma celebração civil seguida de uma recepção ou como os noivos desejarem. Normalmente, a cerimônia é feita em um espaço aconchegante e não deixa a desejar em comparação a grandes recepções de casamento”.

Primeiro passo do Mini Wedding

Como ocorre em todo casamento, o primeiro passo de uma cerimônia na versão em miniatura também é fazer a lista de convidados. Só tem uma diferença: ela precisa ser bem enxuta e é por isso que pode dar mais trabalho. “Família, amigos bem próximos e aqueles com quem se tem convívio devem ser incluídos no começo. Não aquela prima do pai ou aquele parente que você não vê faz tempo. Esse não é o momento de revê-los”.
Os convidados devem ser  pessoas importantes na vida de vocês, que façam parte da história e que seriam convidadas para ir a casa de vocês. E, claro, só convidamos pessoas importantes e queridas. Seguindo esse critério, acho muito mais fácil fazer a lista”.

Cerimônia

Por ser uma celebração menor, há muitos casais que têm optado por casar na própria casa, na dos pais ou na residência de campo ou de praia da família. “Existe essa possibilidade, desde que seja analisada e criada uma estrutura para a realização do casamento, como cobertura, piso, gerador e outros itens que são obrigatórios em uma festa”. Além da infraestrutura, também é preciso estar atento ao conforto dos convidados.
 Quando é possível realizar a cerimônia e festa na própria casa, essa possibilidade é a mais indicada. “A cerimônia passa a ter ainda mais a cara dos noivos e a ser mais íntima, que é exatamente a intenção do minicasamento”. No entanto, também é possível fazer o casamento em espaços menores ou até em restaurantes. A festa pode ser feita tanto durante o dia quanto à noite. Tudo depende da personalidade dos noivos e do estilo que querem dar ao evento. “Poder ser um brunch, um almoço ao som de um piano, um jantar com direito à pista de dança, entre outros”.


Economia garantida
 
Além de todo o charme de uma cerimônia pequena, o mini casamento tem se tornado frequente por ser mais econômico do que o convencional .
“O valor de um casamento é sempre multiplicado pelo número de convidados e, nesse caso, a multiplicação fica bem menor”. É possível gastar em torno de 60% a 70% a menos do valor que se gastaria em uma festa tradicional.
 Porém, há alguns fatores podem encarecer a festa. “Mesmo havendo menos gastos com mão de obra e quantidade de itens envolvidos, perde-se em ganho de escala. Um bufê ao estilo catering, por exemplo, terá um custo fixo maior ao oferecer um cardápio para poucos convidados, gerando um custo por pessoa mais alto que se comparado a banquetes para mais pessoas”.

Buffet para mini wedding
Um mini wedding combina com comidinhas leves, bonitas e saborosas.
Se o casamento acontecer durante o dia:

- O brunch – uma mistura de café da manhã e almoço - é uma ótima opção. Para o cardápio: mini sanduíches, pães variados, queijos, mini saladinhas, frutas, quiches e salmão defumado são alguns itens para ser servido. Para um brunch bem no estilo americano, acrescente panqueca doce e waffles no menu.

Comidinhas e quitutes que lembram a infância são criativos e estão super na moda. Mini hamburguers, baby shakes e até algodão doce podem entrar no cardápio. Não tenha medo de inovar.
Um coquetel com finger food – porções pequenas que cabem na mão dos convidados – também é uma opção bacana. Vale a pena investir em um buffet especializado que ofereça uma boa variedade de mini porções.


A criatividade também vale para as bebidas. Drinks coloridos e com sabores diferentes são um verdadeiro charme. Os copos podem ser incrementados com frutinhas, guarda-chuva de papel ou tags com mensagens especiais. Oferecer refrescos em jarras enfeitadas também é uma boa pedida. Refrigerantes de garrafa e cervejas gourmet podem ser colocados em um tonel para que os convidados se sirvam à vontade, em um clima bem descontraído.
 
 
Decoração para mini wedding

Um mini wedding pede uma decoração singela, cheia de charme e significado. Esta é uma boa oportunidade para colocar as mãos na massa e criar os próprios enfeites, dando o seu toque pessoal à festa. Quem não quer se arriscar nos trabalhos manuais, pode deixar a decoração com mais personalidade escolhendo objetos que tenham a ver com o seu gosto e a sua história. Podem ser os seus livros preferidos, fotos de família ou qualquer outro objeto que tenha um forte valor sentimental.

Na hora de decorar as mesas, dê preferência por arranjos baixos, que podem ser colocados em simpáticas garrafinhas de vidro, latinhas ou vasinhos de porcelana. As velas são ótimas para dar um efeito romântico e intimista. Se preferir, pode substituir as mesas pequenas por uma única mesa comunitária. Fica um charme!
Mais uma dica bacana é criar cantinhos especiais na festa e decorá-los de maneira criativa. Elementos vintage, como máquina de escrever, gaiolas e malas antigas, são ótimos para enfeitar o cantinho de recados e lembrancinhas.


Mesa de doces para mini wedding

Esqueça o bolo de casamento de quatro ou cinco andares e os arranjos de mesa suntuosos. Um mini wedding pede uma mesa de doces mais simples, mas com muito, muito charme. Esta é a ocasião perfeita para você caprichar e ser criativo na escolha dos docinhos e da decoração. Vale lembrar que, por ser uma festa pequena, cada detalhe tende a chamar mais atenção.
 
Doces

Docinhos que lembram a infância estão na moda e têm tudo a ver com mini wedding. Para a ocasião, eles ganham uma roupagem diferente. Cake pops, cone com pipoca de chocolate e brigadeiro gourmet são algumas das opções. Outros docinhos, como os cupcakes, podem aparecer na sua versão mini. Os macarons dão um charme todo especial à mesa.

Bolo de casamento


Pode ser um bolo de casamento pequeno decorado ou até mesmo um bolo mais simples, com o sabor preferido dos noivos. Para quem quer inovar, uma ideia bacana é criar uma mesa de tortas caseiras. O bolo de casamento também pode ser substituído por uma torre de cupcakes.

Detalhes fofos

Para deixar a sua mesa mais graciosa, tenha um cuidado todo especial com os detalhes. Algumas ideias fofas: tags para os docinhos, passarinhos ou noivinhos de madeira no topo do bolo.

Convite

Não é porque a sua festa tem um número reduzido de convidados que você deve dispensar o convite de casamento. Assim como nos casamentos mais tradicionais, o ideal é que o convite seja entregue em mãos. Para um mini wedding, nossa dica é apostar em um modelo com toque artesanal, bem delicado e charmoso. Noivas mais habilidosas podem colocar a mão na massa e fazer o seu próprio convite do jeitinho que preferir. Para quem vai encomendar, vale a pena investir em um papel de boa qualidade e ser criativo na escolha do design.

Lembrançinhas


Uma ocasião tão charmosa como um mini wedding merece uma lembrançinha de casamento simples, mas cheia de significado. Uma dica bacana é fazer você mesma a lembrança. Pode ser algo que tenha a ver com a história do casal ou qualquer outro mimo com estilo artesanal. Sim, o simples pode ser chique. Uma forma simpática de recepcionar os convidados é colocar a lembrancinha no prato. Pode ser um biscoitinho, um bem casado ou qualquer outro presente.
__________________________________________________________


Bom lindonas, essas são as dicas de hoje. Tentei reduzir o máximo esse post, mas a organização de um Mini Wedding é tão interessante que me renderia vários posts, rs.
Eu gostei muito dessa tendência de casamento, eu e meu noivo até pensamos em fazer nosso casamento nesse estilo, porém não conseguimos reduzir tanto o número de convidados, rs. Nossas famílias são enormes, rs. Mas a idéia é ótima. Se você souber pesquisar, pode economizar muito também. Bom é isso, na próxima quarta tem mais dicas. Não percam, tá? heheh ;D


E aí, vocês gostaram dessa tendência? Pretendem Fazer seu casamento assim?? Ou não curtem?? Me contem, bjim pik.

 

PS: fonte do post: Casamento Click

15 comentários:

  1. me deu fome so de olhar as fotos. kkkkk
    quero que o meu seja mais ou menos assim.
    participa do concurso miss barbie do mes?
    http://diariodajuhbarbie.blogspot.com.br/2012/12/concurso-mis-barbie-divulgacao-do-blog.html

    beijinhos pink.

    ResponderExcluir
  2. Nossa não é nada fácil organizar um casamento, por menor que seja! Aliás até um chá de panelas é uma super produção!
    Excelente post, aliás parabéns pelo blog!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  3. Oi, ótimo post, lembro que pra organizar meu casamento foram meses de planejamento e uma loucura. Já faz um tempinho, rsrsrss.
    Obrigada pela visita ao bloguinho.
    Bjs
    Silvane
    criandoeartesando.blogspot.com
    divinasina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que fofo !!
    Ainda está bem longe meu casamento haha mas esses são bem fofos

    ascarus.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiee!!
    que legal Pah,adooorei o post!!
    quando casar acho que irei fazer o meu assim,fica muito mais fofo!!
    Beeeijos;*

    ResponderExcluir
  6. Lindo!
    Ah, é difícil escolher uma tendencia..é bom pegar cada um de que! rs
    Muito fofa as fotos, amei!!


    Tô com post novo la no blog, vamos conferir ?
    http://nakitaaraujo.blogspot.com.br/

    Te espero lá, beijo!!

    ResponderExcluir
  7. otimas dicas, boa quinta xoxo post novo http://fastfashionpink.blogspot.com.br/2012/12/art-nailsby-me.html

    ResponderExcluir
  8. Nossa,a ideia é muito boa,mas para mim tem que ser a moda antiga!hehe
    kiss kiss ♥

    www.vemserdiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas.
    Você também deve estar super ansiosa com os preparativos do seu casamento neh ahaha bjs
    http://coisasdedoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, tudo muito lindo ;D

    Ótima quinta, beijos Marina!

    www.pararderoerunhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Independente de ser festa grande ou uma pequena reunião, o casamento tem que ser a cara dos noivos, né? Adorei as dicas.

    http://cindereladementira.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/CinderelaDeMentira

    ResponderExcluir
  12. OI PAH!! adoreii eu tbm estou planejando meu casamento ahh qria t pedir p vc responder essa tag 7 pecados capitais dos esmates
    Mas são 7 categorias (duh, são 7 pecados, né?):
    - Gula (o esmalte que você comeu com os olhos até conseguir ter)
    - Ganância (seu esmalte mais caro e o mais barato)
    - Luxúria (o esmalte que deixa sua unha linda/sexy)
    - Ira (esmalte que você tem relação de amor e ódio)
    - Inveja (esmalte que você gostaria de ter e não tem)
    - Preguiça (esmalte que você evita usar pro preguiça de passar/remover)
    - Orgulho (esmalte que você tem orgulho de ter)
    E como eu gosto de bagunçar adicionei também a categoria “vergonha” – esmalte que você tem vergonha de possuir.

    eu vi aki:http://www.loucasporesmalte.com.br/2012/12/tag-os-7-pecados-capitais-dos-esmaltes/#more-22261

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Adorei!!

    Acho melhor um casamento assim mais discreto do que um mega evento! rs

    Adorei seu blog

    Abç
    http://eucliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas! Pra falar a verdade eu nao fazia ideia do que significava "mini wedding! uahsuashu *lesada*

    http://www.mulherzinhamodeon.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e sugestão!!
obrigada, bjiiim! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2013 Blog Esmalte Chic / Template Elaborado por Kathy Castricini