Eco Casamento: Como Organizar!


Boa tarde leitoras, tudo bem? Hoje novamente é quarta feira, então é dia da nossa tag: Organizando um casamento.

Nos post anteriores vocês viram sobre:

-
1º Passo: Escolhendo a data do Casamento
-Decidindo o tipo de Casamento que combina com vocês
-Fazendo a Lista de Convidados
-Contratar ou não uma cerimonialista??
-Mini Wedding: Como Organizar!

-Casamento Vintage: Como Organizar!
-Tudo sobre casamento civil!


E hoje falaremos mais sobre cada tipo de casamento. Toda quarta falo sobre casamento, decoração, bolo, local etc.

Hoje falarei sobre o Eco Casamento, como organizá-lo.

Esqueça o brilho, o luxo, o caro. A moda agora é o casamento eco-friendly.
A boa notícia é que, ao poupar os recursos naturais e ajudar o planeta, você economiza no bolso também.
 
Enquanto o mundo procura meios de viver de forma mais sustentável, todos nós precisamos fazer nossa parte. Pensando nisso, muitas noivas têm demonstrado consciência ecológica e optado por um “casamento verde”. Nesse novo conceito, a ideia é causar o mínimo de dano ambiental possível.

O que é?
 
O objetivo do casamento ecológico é que que seja usado produtos reciclados,orgânicos e o mais natural possível,tudo que possa trazer beneficios ao planeta e as futuras gerações.

Local para o casamento
Para fazer uma festa de casamento ecológica, opte por um espaço que possua práticas sustentáveis de gestão de eventos. Uma delas é a decoração sustentável: no lugar de plantas cortadas, árvores plantadas e arranjos da estação. O paisagismo orgânico é muito mais bonito e encantador!
Uma maneira prática de economizar energia é realizar a cerimônia religiosa ao ar livre, utilizando a luz natural do dia. Procure um espaço para casamento no campo ou até mesmo um belo jardim e aproveite a natureza como cenário. Nada mais romântico!


Engana-se quem acha que um casamento ecológico precisa ser realizado no campo. Hoje, cada vez mais espaços na cidade estão sendo pensados de forma ecologicamente correta, desde a construção até a operação e utilização do local. Até as pistas de dança podem gastar menos energia elétrica, através de placas que acumulam energia dos convidados. Super moderno!
 
 
 Pequenos gestos fazem toda a diferença. Um espaço para casamento ecológico precisa reciclar todo o lixo produzido durante o evento, minimizando os danos causados à natureza. Além disso, realizar a cerimônia e a festa no mesmo lugar evita muitos gastos.
Um pensamento ecológico precisa ser cultivado desde a infância. Por isso, existem espaços que procuram estabelecer projetos educacionais para crianças nessa área. Uma ideia bonita, importante e que precisa ser incentivada!


 
A decoração
Uma decoração de casamento ecológica não serve apenas para festas no campo. 
Na hora de escolher as flores para o seu casamento, veja se há a possibilidade de optar por flores orgânicas, plantadas sem pesticidas ou inseticidas. O ideal é que as flores e plantas venham de um fornecedor local, evitando usar tantos recursos naturais para o transporte delas. As plantas regadas com água de fontes naturais e livres de agrotóxicos são uma boa opção para um “casamento verde”.



 Para o mobiliário, procure dar preferência aos de madeira de demolição e fibras naturais, como juta e fibra de banana.

Nas mesas, opte por sousplats, cestas, bandejas e outros itens em bambu. É chique e está super na moda!

Bolo de casamento
 Todos quando vão se casar, pensam em todos os detalhes, a tradição do bolo de casamento é uma das coisas que não pode ficar para trás, por isso separei alguns modelos de bolos para casamento eco.





 
Buffet

Estender a preocupação com o meio ambiente para os casamentos é uma grande tendência mundo afora. Ser ecologicamente correto é chique e pode render uma festa bem criativa, sem perder a elegância. Uma das maneiras de tornar a sua celebração mais verde é através da escolha do buffet para casamento. O menu não precisa ser exclusivamente vegetariano, mas pode ser feito apenas com alimentos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos. Além de saudáveis, eles preservam suas características naturais, como aroma, cor e sabor.

Outra tendência em buffet para casamento que combina com um “casamento verde” é o “comfort food”. Assim é chamada a comida que desperta sensações e evoca prazeres. Trata-se de um tipo de culinária mais artesanal, onde há conservação plena dos ingredientes vindos da terra, sem sofrer qualquer tipo de interferência química. A preparação dos pratos é baseada nessa filosofia gastronômica.
 
 
 
Convites Ecológicos

Nada mais econômico – e prático – do que mandar um bom convite por e-mail. Não é deselegante? Não mesmo. Aposte em um design descolado e aperte o “enviar” sem culpa. Você vai poupar árvores. E deixar de contribuir para o aquecimento do planeta, uma vez que a entrega dos convites virtuais não usa gasolina.
Utilizar um papel reciclado no lugar do comum, por exemplo, já faz muita diferença. Existem também lindas opções de convites feitos com fibras naturais e até algodão. Vale ainda dar preferências às tintas naturais na hora de escrever o convite de casamento.
A maior novidade no ramo de convites ecológicos é o papel semente. Ao papel reciclado, feito de forma artesanal, são adicionadas algumas sementes. Em casa, o convidado pode picar o papel e plantá-lo em casa. A plantinha deverá ser cuidada como uma planta convecional e em cerca de 120 dias você terá lindas flores, ervas para chá ou até mesmo um alimento. No Brasil, uma das empresas pioneiras nessa ideia é a Papel Semente.
 
Lembrançinhas
 
Se você optou por um casamento ecológico, é bacana que seus convidados levem um pedacinho dessa ideia para casa. Além de estarem na moda, as lembrancinhas de casamento ecológicas são uma maneira de incentivar a prática e o consumo sustentável. As opções são super graciosas e criativas. Uma delas é a Ecobag, que pode ser personalizada de acordo com a decoração do casamento ou com uma frase divertida.

Outra opção bacana são as sementinhas personalizadas. Elas podem vir em um saquinho de juta ou em um vasinho de cerâmica, com a mensagem que você desejar. Na
Kits  Requintes, as sementes de feijão podem conter mensagens como “te amo” e “obrigado
 As mudinhas de planta são boas opções de lembrancinha para casamento e chá de cozinha. Pode ser uma florzinha de sua preferência ou folhas como manjericão e hortelã. Mais uma ideia criativa é o infusor para chá e saquinho de ervas.
 
Vestido de Noiva Ecológico
 
Um casamento ecológico precisa ser pensado em cada detalhe, do convite à lua de mel. Então por que não estender a preocupação ambiental também para o seu vestido de noiva? Com ações simples é possível reduzir o impacto ao meio ambiente e fazer o bem. Nossa primeira dica é aproveitar que o vintage está na moda e pegar emprestado um vestido de noiva da avó ou da mãe. Peças com valor sentimental dão um toque especial a qualquer ocasião.

Se sua família não tem o hábito de guardar coisas antigas, cogite
alugar seu vestido de noiva em vez de comprar. Existem pelo menos três boas razões para fazer essa escolha: primeiro que você só vai usar o vestido uma vez, segundo que alugar sai mais em conta que comprar um novo e terceiro que um vestido de aluguel pode ser tão bonito quanto um exclusivo.
 
Algumas dicas e ideias uteis:
 
1 - Tem certeza de que você realmente precisa fazer um álbum com todas as fotos da festa? Isso gasta papel e custa caro. Se puder, guarde-as apenas digitalmente. Em tempos de redes sociais, é até mais divertidoi. Caso o apego fale mais alto, faça um álbum pequeno, só com as mais significativas.

2 - Dê uma chance ao papel reciclado. Com um toque de arte (fitinhas de cetim, retalhos, folhas secas, bolinhas e outras estampas fofas), ele fica lindo. Use para apoiar pratos, copos e talheres, embrulhar lembrancinhas e para fazer os convites.

3 – No mobiliário, opte por madeira de demolição, se possível. Aposte em flores para decorar. Basicamente, elas são tudo o que você precisa. Se puder optar pelas que são cultivadas de forma orgânica, melhor.

4 – Incentive a carona, se a cerimônia ocorrer em um local e a festa em outro. Você pode organizar o transporte no momento em que fizer a lista e avisar com antecedência os convidados. Assim, você diminui as emissões de poluentes.

5 – Use um vestido de tecido natural ou reutilize o vestido de sua avó, por exemplo. A moda vintage segue firme, aproveite!

6 - Utilize pratos e copos de porcelana ou vidro e guardanapos de tecido. Essa opção gera menos lixo, além de ser mais elegante.

7 – Case durante o dia. Além de ser lindo, economiza energia. Se não der, use velas para iluminar.



____________________________________________________________

PS: fonte do post: Casamento Click/ Google

Bom lindonas essas são as dicas de hoje. Tentei reduzir o máximo esse post, mas a organização de um Casamento Ecologico é tão interessante e tão fofa que me renderia vários posts, rs.
Eu gostei muito desse estilo de casamento, eu e meu noivo estamos até pensamos em fazer nosso casamento nesse estilo mesclado com vintage, rs. Bom é isso, na próxima quarta tem mais dicas. Não percam, tá? heheh ;D


E aí, vocês gostaram dessa tendência? Pretendem Fazer seu casamento assim?? Ou não curtem?? Me contem, bjim pik







9 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha visto isso! Curti bastante a decoração! Agora o que falta é casar HAHA

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, deu até vontade de casar =X

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah que lindo! Você vai casar? Eu quero um casamento bem assim, sou aluna de gestão ambiental, nada mais justo! Adorei todas as suas dicas, voc~e muito bem informada, parabéns!
    Boa noite! Um super beijo!
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei! É uma boa ideia para casamento!

    Ótima quinta pra você, Paloma!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  5. um charme!! deve ser muito lindo um casamento desses!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, casamentos assim são lindos!
    Beijos
    http://missycosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  7. Oláá! Tudo bem com vocÊ?

    Estou seguindo vc!!!

    Sempre muito boas suas postagens!
    Adoro passar por aqui!
    Seu blog é sempre repleto de assuntos interessantes
    que instigam minha curiosidade!
    Parabéns pelo que escreve, adoro seu cantinho!

    Um grande beijo e um ótimo fim de semana!

    se cuide

    ;**

    ResponderExcluir
  8. Adorei a postagem amiga,muito boa.
    De fato precisamos saber de tudo isso pra quando chegar na hora de decidir tudo, já está tudo planejado

    www.maribelezapura.com
    Loja: www.shopbelezaonline.loja2.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e sugestão!!
obrigada, bjiiim! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2013 Blog Esmalte Chic / Template Elaborado por Kathy Castricini