Fazendo a lista dos Convidados!


Olá leitoras, tudo bem? Bom como hoje é quarta feira, é dia de falarmos sobre Casamento.
Depois de decidir qual o tipo de casamento combina com vocês (Veja mais sobre o assunto aqui), agora é a hora de começar a fazer a lista de convidados segundo o orçamento de vocês.


Saibam que quando começarem a preparar a lista de convidados para o casamento, surgirão vários momentos de indecisão.
Elaborar uma lista de convidados implica decisões muito importantes que podem ser resolvidas tendo em conta o orçamento disponível, ou a intimidade do tipo de casamento escolhido por vocês.
 No final, poderão acabar com uma lista de convidados maior ou menor, tendo de reajustar todo o casamento a essa lista. Por isso fazer a lista de convidados é tão importante, porque é através dela que vocês planejaram todo o casamento, gastos e etc.

Na realidade, as pessoas que devem rodear os noivos num casamento devem ser pessoas que têm um significado especial para os mesmos. A lista de convidados de casamento será o indicador do casamento que se pretende. Passar por este processo decisivo implica tomar decisões acerca de quem é importante, e de deixar passar quem não é tão importante, aproveitando e cortando custos.
As pessoas verdadeiramente importantes estarão presentes de certeza!

Ficam aqui alguns pontos que podem ajudar a elaborar a lista de convidados:


A lista de convidados deve levar em conta:

Tipo do casamento escolhido (Veja mais aqui)

Com que sonharam? Com uma recepção íntima apenas com os familiares e amigos mais próximos, ou com um casamento luxuoso, onde estarão presentes todos os parentes, amigos e colegas de trabalho? Não têm de escolher nenhuma das duas hipóteses, podem optar por uma intermédia, no entanto, reflitam sobre o tipo de casamento que se adequa aos vossos sonhos.

Orçamento disponível

Usualmente o catering (Falarei sobre isso em breve) faz o seu preço baseado no número de convidados. Esta premissa é essencial para determinarem o número de convidados que podem ter presentes na recepção do casamento. É muitíssimo importante que antes de mais, determinem o orçamento, para saberem os valores que cabem nos seus bolsos. Saibam que a maior despesa de um casamento é com a recepção, logo quantos mais convidados, maior o custo.

Data do casamento

Se o casamento for celebrado durante a semana, num fim-de-semana prolongado, ou numa ocasião em que a maioria das pessoas não esteja de férias, a probabilidade de terem mais respostas negativas ao convite de casamento é maior.

Disposição do local da recepção/cerimônia

Independentemente de poderem ter disponibilidade financeira, e de todos os convidados poderem estar presentes no dia do casamento, se o local da cerimônia e da recepção não for capaz de acomodar o número de convidados que desejam ter presentes: terão de optar entre escolher outro local ou reduzir a lista de convidados. Antes de começarem a elaborar a lista de casamento, façam uma pesquisa e saibam qual a capacidade dos locais onde gostariam de poder celebrar o casamento.
________________________________________________________________________________

Elaborando a lista de convidados

Comecem por elaborar a lista de casamento ideal, sem restrições, incluindo todas as pessoas que desejavam ter presentes no dia do casamento. Incluam também os convidados da parte dos vossos pais, ou seja, as pessoas que eles pretendam convidar.

Depois de disporem de uma lista que inclua os seus convidados e os dos seus pais, é só pegar nessa informação e decidir, baseado na intimidade e no orçamento disponível, quem devem convidar.

Elaborem uma Lista A

Depois da lista geral formada, comecem por fazer uma lista A, ou seja, a lista de quem estará ao lado de vocês no dia do casamento, como amigos e familiares mais chegados.

De seguida, da restante lista geral, tentem excluir as pessoas com as quais sentem que não têm relações muito próximas, ou que possam ser fonte de problemas em situações como o casamento.

Assinalem também os que podem contribuir para ajudar na despesa do casamento, como os padrinhos, pais, tios, etc.

Decidam como vão dividir os convites. O ideal é dividirem o número de convites disponíveis em: metade para a noiva e metade para o noivo, e de cada metade retirar 1/3, dando esse 1/3 aos seus pais, para que eles possam convidar quem desejam.

Elaborem uma Lista B

Depois de elaborarem a lista A, certamente sobrarão alguns nomes. Se ainda têm orçamento disponível, poderão elaborar uma lista B, que usualmente incluirá: primos afastados, namorados de amigos, etc. Esta lista também será útil no caso de algum dos convidados da lista A recusar o convite e poder ser substituído por um da lista B. Na realidade isto é opcional, pois, no dia do casamento só devem ter ao lado de vocês pessoas que sintam que vão dar mais significado ao dia, por isso, não convidem ninguém só porque conhece.

Reduzir a lista de convidados

Na realidade este passo não é muito fácil de tomar, mas deve se ter em mente quem realmente deve está presente.

Para ou reduzirem a lista de convidados, podem decidir com base as seguintes informações:
  • Pretendemos convidar crianças, ou não?
  • Convidamos namorado(a)s de amigos solteiros?
  • Convidamos pessoas pelos presentes que nos podem oferecer?
  • Convidamos pessoas com quem já não falamos há anos?
  • Convidamos colegas de trabalho?
  • Convidamos amigos ou familiares que tendem a fazer cenas desagradáveis nestes momentos?
  • Convidamos amigos de nossa família, mas que não são amigos dos noivos?

Dúvidas importantes:

Quais são os erros mais comuns na elaboração da lista? Como evitá-los? Um erro comum é os noivos fazerem listas separadamente. Ela ficará mais extensa e possivelmente fora do orçamento. Outro equívoco é convidar pessoas apenas por protocolo, ultrapassando o limite pré-estabelecido de convidados. “Nunca convide alguém por obrigação”.

Qual a porcentagem média de convidados faltosos? Posso considerar isso na hora de elaborar a lista? Depender da possibilidade de falta para convidar pode ser perigoso. Mas, em geral, existe uma variação de 10% a 20% de faltosos.

 Fica indelicado convidar apenas o amigo e deixar de fora a família dele, já que não temos muito contato? Não. O convite deve ser feito às pessoas mais próximas e que participam da vida do casal. Neste caso, coloque no convite apenas o nome do amigo

O RSVP é conselhável?O serviço de confirmação de presença (RSVP é sigla para Répondez S'il Vous Plaît, expressão francesa que significa algo como “responda por favor”) é interessante para o casal ter noção, ainda que de modo aproximado, da quantidade de convidados. Assim, evita-se o desperdício ou a falta de algum item. Nos últimos 10 dias antes do evento, imprevistos podem alterar um pouco o quadro. Mas o número de confirmações fica bem próximo ao real.

É indelicado pedir para confirmar presença e, a partir daí, convidar outras pessoas que estavam de fora? Sim. O RSVP é uma ferramenta útil, mas como o retorno é obtido apenas 15 dias antes do evento, fica muito em cima da hora para convidar outras pessoas.


Dicas importantes:

-Lembre-se que cada pessoa que adicionar à lista, encarece o orçamento final. Convide os amigos por quem sente mais carinho e aqueles que estejam realmente envolvidos com a história de vocês.

Logo que tenham tudo decidido e a lista de convidados final esteja elaborada, podem enviar os convites, ou seja, pelo menos 1 meses e meio antes ou 15 dias antes da data do casamento.

Bom lindonas essa é a dica de hoje, na próxima quarta tem mais diquinhas importantissimas para se organizar um casamento.
Eu e meu noivo compramos um caderno especialmente para o nosso casamento, nele escrevemos tudo que precisamos. Fiz minha lista seguindo todas as regras acima. Bom é isso, espero que tenha ajudado.


E ai, já fizeram a lista dos convidados?? Estão passando aperto pra cortar a lista? Ou irão fazer um casamento luxuoso onde poderão chamar todos que querem?? Me contem!! bjim pink.



7 comentários:

  1. olá amore, ótimas dicas.
    Boa noite bjs
    http://www.coisasdedoll.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá amada...Pois é,já fiz sim lista de convidados para o meu casamento,mas há 4 anos atrás hehehe e olha,realmente é algo que deve ser bem planejado e é fundamental a ajuda da família,para não esquecermos de ninguém e deixar alguém chateado né? No meu deu tudo certo,graças à Deus,e sei que c vc não será diferente,Deus está no controle de tudo. Beijos querida e fique sempre com o nosso Deus...

    ResponderExcluir
  3. eu do site rastreamentodecelular.net Estou aqui denovo comentando,por que adoro esse blog,bom demais,muito bom msm!!!!!!me recomendaram e até hj acompanho,mais ai queria tirar uma duvida sera que esse site é bom http://detetive-particular.com ? se alguem souber me falar,e continue com mais post!! fuuuuuuuuui

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Quando eu casar quero organizar tudo com MUITA antecedência, inclusive a lista de convidados.

    www.deliriosdegarota.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, eu sempre fico perdida pois tem turminhas que se chamar um tem que chamar todos os outros...

    http://cindereladementira.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/CinderelaDeMentira

    ResponderExcluir
  6. oi lindona eu quero noivar para depois casar me ajuda dando dicas ( meu noivo quer uma festa de noivados e não um jantar por que nossa família é muito grande e unida e amigos também ele acha que fica chato chamar uns e outros não. só uma dica eu fins as contas e deu um pouco mais de 100 pessoas! me ajude lindona!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e sugestão!!
obrigada, bjiiim! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2013 Blog Esmalte Chic / Template Elaborado por Kathy Castricini