Contratar ou não uma cerimonialista??


Boa tarde leitoras, tudo bem? Hoje novamente é quarta, então é dia da nossa tag: Organizando um casamento.

Nos post anteriores vocês viram sobre:
-1º Passo: Escolhendo a data do Casamento
-Decidindo o tipo de Casamento que combina com vocês
-Fazendo a Lista de Convidados

E hoje falaremos da difícil decisão de se contratar ou não uma cerimonialista ou organizador de casamentos. Vamos lá??



Lógico, que quem decide os detalhes do casamento é a noiva. Mas, nos dias de hoje nó estamos tão atarefadas que às vezes, é difícil encontrar tempo até para organizar o próprio casamento.
 Por esses e outros motivos é cada vez mais comum as pessoas contratarem um cerimonialista para cuidar de todos os detalhes da festa.
O sucesso dela pode depender principalmente da capacidade que esse profissional tem para desenvolver bons eventos. Só quem passou por um casamento sabe o quanto é difícil enfrentar a preparação do antes, durante e após a cerimônia e a festa. Portanto, aí está a importância de uma pessoa que cuide dos pequenos detalhes do evento.


O que faz um cerimonialista?
Um (uma) cerimonialista é a pessoa responsável por planejar todos os detalhes do seu casamento, desde a cerimônia até a recepção. Cada um tem seu modo de trabalhar, mas a maioria começa fazendo um perfil dos noivos, para então ver quais profissionais se encaixam nas preferências do casal, levando em consideração o orçamento, o tipo de festa e outros detalhes que os noivos especifiquem.
 
Com base nas especificações do casal, a cerimonialista dará aos noivos uma lista com os fornecedores mais qualificados para realizar os serviços no dia da festa.
Começa aí o trabalho dos noivos de visitar, provar e analisar os orçamentos. Tudo isso, sempre que possível, acompanhados da cerimonialista, que os ajudará a fazer a melhor escolha.
 
Entre as atribuições da cerimonialista, as mais importantes estão em encomendar convites, escolher a igreja e o salão para a festa, marcar o salão de beleza, procurar roupas e trajes, contratar serviço de buffet, indicar os melhores fotógrafos, cinegrafistas, som e decoração… e muitos outros detalhes tão importantes quanto.
 
Uma grande vantagem de contratar os serviços de uma cerimonialista é que essa pessoa já está acostumada ao ambiente de casamentos, conhece vários fornecedores e já sabe com que antecedência deve-se contratar cada serviço. Por serem conhecidos nesse ramo, conseguem fazer reservas, conseguir descontos e condições de pagamentos diferenciados. É importante começar a trabalhar com antecedência porque a maior dificuldade desses profissionais é conseguir marcar a data que os noivos desejam com todos os fornecedores.
 
Dias antes do casamento
Poucos dias antes do casamento, a cerimonialista faz uma verificação completa, verifica com cada um dos profissionais, para que nada aconteça com atraso ou saia errado no dia da festa. Ela prepara um cronograma com todos os detalhes da festa, para ter certeza de que tudo fique como planejado.
 
No dia do casamento
No dia da festa, a cerimonialista é responsável por arrumar todos os detalhes que faltam, enquanto a noiva se prepara para a cerimônia. É a primeira a chegar e geralmente a última a sair, pois ela confere todos os detalhes planejados, como recepcionar os convidados, organizar a entrada do cortejo na cerimônia, ajudar a noiva na hora de entrar na igreja, arrumando o véu, o vestido e outros pequenos detalhes. Durante a festa é a pessoa responsável por coordenar as fotos com os parentes e padrinhos, acompanha o serviço do buffet e o andamento da festa, afinal os noivos devem estar despreocupados curtindo o grande dia.
 
 
 
Como contratar?
O trabalho de uma cerimonialista é bem demorado, ela vai te acompanhar durante todo o período de preparação do casamento, por isso atenção na hora de contratar alguém. Escolha uma pessoa com a qual você simpatize e lhe inspire confiança, afinal serão muitos encontros até o grande dia.
 
Contratar ou não uma cerimonialista é de livre escolha dos noivos, mas se eles optarem por fazer tudo sozinhos, vão levar muito mais tempo para preparar todos os detalhes da festa e, com certeza, será preciso também muita paciência para fazer visitas, degustações e analisar os orçamentos de cada fornecedor. Em geral os nomes mais conhecidos são os mais requisitados, se quiser garantir o serviço de algum profissional conhecido no seu casamento tem que correr.
 
Converse e conheça bem os tipos de contratos de cerimonial antes de contratar esse serviço, pois eles podem mudar de cerimonialista para cerimonialista. A diferença de preços também é bastante significativa, veja o que é melhor para seu caso.
 
No final, a grande vantagem de se contratar um serviço de cerimonial ou uma assessoria para seu evento, é a tranqüilidade que os noivos terão de que seu casamento está sendo bem vistoriado por uma equipe especializada. Não adianta achar que a sua mãe, tia, funcionários ou amigos irão se encarregar de fazer esse trabalho, porque, por mais boa vontade que eles tenham, sempre sobram preocupações para os anfitriões.
 
Tarefas como: acompanhar montagem da festa, checar a decoração, receber o buffet, conferir horários dos profissionais, entre outras, requer conhecimento e tempo, por isso somente um bom cerimonial é capaz de realizar tudo com perfeição.
 
Enfim, eles dão todo o conforto para que os noivos não se esqueçam de nada, e o principal, sem se preocuparem com nada.
 
Bom lindonas, essa é a dica de hoje. Eu optei por não contratar uma cerimonialista, estou organizando tudo com calma e principalmente tenho amigas e familiares me ajudando nessa grande etapa que é ver tudo pra um casamento.
 
E vocês, vão contratar ou não vêem necessidade de ter uma cerimonialista? Me contem, bjim pink

17 comentários:

  1. Eu optei por não contratar,na minha familia tenho duas cerimonialistas então imagina né?! hahaha
    Mais graças a Deus tive bastante tempo para decidir tudo...beijão amiga :*

    arianegarciat.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando eu casei há 5 anos não contratei e nem sinto falta, mas eu fiz uma coisa mais simples, intima, então acho que depende do tipo de festa que fará.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho que uma cerimonialista ajuda bastante, mas por outro lado acredito que é mais gostoso tomar a frente e organizar tudo, obviamente com ajuda do noivo e dos parentes rs

    ResponderExcluir
  4. Acho bom ter uma cerimonial para ajudar em tudo e não ter que preocupar com pequenos detalhes e possiveis problemas. Mas da pra fazer um casamento bom sem ela tambem...

    http://cindereladementira.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/CinderelaDeMentira

    ResponderExcluir
  5. Quando casei, organizei tudo e não tive cerimonialista.. acabei tirando férias do trabalho no mês que antecedeu o casamento, então fui atras de tudo: fechamento com buffet, flores, decoração, lembrancinha e acreditem, DEU TUDO CERTO!!!
    Meu casamento foi para 150 pessoas, até essa quantidade de gente acho que dá sossegado para ser sem cerimonialista, agora se for um GRANDE EVENTO, compensa pagar uma sim...
    O mais gostoso é depois que passar e tudo dar certo e você dizer: FIZ TUDO COM MINHAS PRÓPRIAS MÃOS... não tem preço!!!

    ResponderExcluir
  6. otimas dicas =)boa semana post novo xoxo http://fastfashionpink.blogspot.com.br/2012/11/today-outfit-black-and-yellow.html

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não sei, mas acredito que vou contratar, vi a importância na festa de 15 anos, qualquer errinho no dia você não precisa esquentar a cabeça durante a festa, como o meu será na igreja e com um grande recepção.
    Mas lógico que não o deixarei cuidando de tudo, gosto de estar sempre junto.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. prefiro contratar e não me preocupar com nada além de casar!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a Anita!
    Contrate e fique bela para o grande dia!
    Beijos

    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu não contratei e deu tudo certo graças a Deus.
    Gostaria de te convidar para meu Sorteio de Natal.
    Vamos participar?


    http://arteemunhasluiza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho super bacana contratar.
    Assim não ficamos tão preocupada
    nun dia tão especial.
    Adorei seu blog e já estou seguindo.
    Beijos linda.

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olha já passei por isso e a melhor coisa é
    contratar uma cerimonialista,
    parece que tudo flui com mais facilidade,
    mas é com o vc disse tem que ser uma
    pessoa de confiança de preferencia
    que já tenha trabalhado com algum conhecido
    e vc tenha ótimas referências sobre esa pessoa.
    Tudo de bom essa sua dica.

    http://aartedeesmaltar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas ;D

    Ótima quinta, beijos Marina!

    www.pararderoerunhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu optei por não ter , meu casamento é no final do ano que vem e quero fazer tudo eu mesma por isso não quero cerimonialista. Como ainda tem tempo estou torcendo para que consiga fazr tudo sozinha.

    ResponderExcluir
  15. Eu optei por não ter , meu casamento é no final do ano que vem e quero fazer tudo eu mesma por isso não quero cerimonialista. Como ainda tem tempo estou torcendo para que consiga fazr tudo sozinha.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e sugestão!!
obrigada, bjiiim! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2013 Blog Esmalte Chic / Template Elaborado por Kathy Castricini